Como é de grande importância conhecer mais sobre cada curso e profissão, disponibilizamos aqui algumas informações sobre os cursos mais procurados e concorridos atualmente nas Universidades de todo o Brasil.

Administração

Reunião ExecutivosO curso de Administração forma profissionais capacitados para desenvolver o processo de gestão em várias áreas das empresas e organizações, como Produção e Serviços, Comercialização e Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Gestão da Informação, etc.

Um administrador tem o papel de planejar, organizar, desenvolver, coordenar e fiscalizar todas as áreas de uma empresa, é o responsável pela provisão de serviços de apoio, e pela expansão do empreendimento. Possui a capacidade de tomar decisões sempre avaliando o impacto antecipadamente, além da facilidade de compreender as questões técnicas, econômicas, de produção e de gerenciamento de pessoas.

Quem escolher o ramo administrativo como carreira profissional, trabalhará sempre com metas, processos, e uma diversidade de recursos para atingir objetivos e resultados que tragam crescimento e lucro para as empresas.

A Administração envolve muitas áreas e oferece um dos mercados de trabalho mais variados e amplos. E a grande vantagem é que no Brasil o número de empresas só aumentam a cada ano. É um mercado amplo, mas muito competitivo.

Além de tudo isso, quem se forma em Administração tem a vantagem de saber a maneira correta e o passo a passo para criar e manter uma empresa de sucesso. Na verdade muitos ingressam no curso com o objetivo de abrir seu negócio próprio ou administrar o negócio da família.

Direito

Direito é um dos cursos mais procurados e concorridos em todo o país, estima-se que exista mais de 500 mil estudantes. O curso dura 5 anos, e quem se forma se torna bacharel, mas ainda não pode exercer a profissão, pois é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

O objetivo do profissional de Direito é disciplinar e garantir a harmonia entre os cidadãos, as empresas e o Estado, e promover a justiça, tendo como base a Constituição Federal. É uma profissão de grande responsabilidade, que julga o ato dos indivíduos de acordo com o sistema jurídico, que é diferente em cada país.

Quem se torna bacharel em Direito pode optar por advogar ou seguir carreira jurídica, podendo exercer funções como Promotor, Juiz, Procurador, Delegado, Defensor Público... Tudo depende da área escolhida.

O curso de Direito chama atenção pela diversidade de ramos em que se pode trabalhar, como Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Comercial, Direito Internacional, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito das Obrigações e dos Contratos, Direito Previdenciário, Direito Processual Civil, Direito Processual do Trabalho, Direito Processual Penal, Direito Societário, Direito Financeiro, Direito Aéreo, Direito Imobiliário e Direito Militar.

Engenharia

A Engenharia é uma profissão em que se aplicam os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de diversas coisas. O objetivo da Engenharia é viabilizar as utilidades, levando em conta a técnica, a sociedade, a economia e o meio ambiente, através dos conhecimentos especializados. Mas diferente dos outros cursos, quem escolhe estudar Engenharia precisa escolher uma área específica desde o início. Veja as principais:

  • Engenharia Mecânica: trabalha com projeto, construção, análise, operação e manutenção de variados sistemas mecânicos (Ex: Fabricação de motores de veículos).
  • Engenharia Civil: atua no ramo de projetos e obras de estradas, avenidas, pontes, edifícios, torres, viadutos. Enfim, todos os tipos de estruturas. Um Engenheiro Civil trabalha em todas as áreas, desde o estudo do solo, do terreno, a escolha do local, planejamento, concepção, desenho da planta, especialização da obra etc. Além disso, também é possível trabalhar em cima de estruturas já existentes na área de restauração, ampliação, modernização e manutenção.
  • Engenharia Elétrica: é uma área em que se estuda a enegia elétrica, suas propriedades e o eletromagnetismo. O principal ramo de atuação de um Engenheiro Elétrico é fazer projetos e construir usinas de energia, linhas de transmissão, sistemas elétricos, entre outros. Cabe ao profissional escolher em qual ramo se especializar: Eletrotécnica ou Eletrônica.
  • Engenharia Aeronáutica: trabalha com projetos, construções e manutenção de aviões, satélites, helicópteros, e todos os outros tipos de veículos aéreos, além de cuidar dos projetos de controle, linhas aéreas, definir melhores rotas, gerenciar fluxo de tráfego aéreo, ampliação de aeroportos, etc.
  • Engenharia da Computação: o profissional especializado nesse ramo atua no desenvolvimento de computadores, hardware, periféricos, sistemas operacionais, projetos de redes para empresas e universidades, projetos de automoção industrial e criação de sistemas de segurança.
  • Engenharia de Minas: faz estudos e pesquisas sobre reservas minerais, e de combustíveis fósseis, para identificar características como: composição dos minérios que estão presentes, tipo de solo das reservas, quantidade de minérios, localização e extensão da mina, qual o melhor jeito de extrair as reservas, etc. Além disso, um Engenheiro de Minas pode se especializar também em supervisionar atividades de campo como perfuração, escavação, carregamento, transporte, lavagem e embarque de minérios, viabilidade econômica da mina e segurança da mineração.
  • Engenharia de Petróleo: o Engenheiro de Petróleo é especializado em acompanhar e trabalham em todas as etapas do processo de produção do petróleo, isso quer dizer que ele pode atuar na descoberta de jazidas, exploração, produção e comercialização. O profissional dessa área pode trabalhar em plataformas de produção, refinarias de combustível, navios petroleiros, assim como em empresas de prestação de serviços, consultor ambiental, consultor técnico, consultor especialista em petróleo geral, responsável por levantamento de preço e liderar equipes de exploração.
  • Engenharia Naval: é uma área de especialização em que o profissional se responsabiliza por projetos de barcos, plataformas, submarinos e todos os outros tipos de tecnologia destinada a exploração de mares, rios e oceanos.
  • Engenharia de Alimentos: um Engenheiro de Alimentos tem a função de fazer o estudo técnico das características dos alimentos, além de desenvolver métodos e máquinas de industrialização para proporcionar alimentos industrializados de alta qualidade. É um profissional que utiliza seus conhecimentos em química, biologia, física e matemática.
  • Engenharia de Materiais: é uma área da engenharia especializada em estudar e desenvolver tecnologia para a produção de novos produtos. É um ramo bem científico, pois os Engenheiros de Materiais tem também como função estudar os materiais em todas as suas características, como propriedades ópticas, resistência, corrosão, durabilidade e condutibilidade.
  • Engenharia de Produção: um Engenheiro de Produção tem a função de projetar e implementar linhas de produções industriais, criando processos de fabricação que aumentem a eficiência, e diminuam o custo dos produtos. Além disso, o profissional atua preparando especificações, técnicas de execução, desenhos, verificação de recursos necessários, funcionamento e manutenção das linhas de produção.
  • Engenharia Ambiental: o Engenheiro Ambiental cuida do controle ambiental, estudando, criando e desenvolvendo projetos que ajudem a preservar os recursos ambientais como a água, o solo, o ar, a vegetação e fauna e também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradas, para tentar recuperar o ambiente original.
  • Engenharia Florestal: o profissional desse ramo estuda as florestas e ecossistemas, com o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis de exploração destes recursos, avaliar o potencial das florestas e planejar a exploração racional, ajudar na recuperação de áreas já destruídas. Pode atuar também como pesquisador, trabalhando na melhoria genética de sementes, na classificação de espécies vegetais.

Educação Física

O curso de Educação Física associa o estudo do corpo humano com as atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde, seja ela física e/ou mental.

Um profissional de Educação Física tem um mercado amplo de atuação, pois pode trabalhar com a preservação e cura de doenças, melhoramento e manutenção do condicionamento físico, melhoria da qualidade de vida, orientação adequada de práticas esportivas, criação de séries e exercícios, recreação, ser professor e/ou técnico, intervir como pesquisador, desempenhar funções burocráticas, assessoria e consultoria a órgãos e instituições públicas e privadas, planejar atividades em clubes e hotéis, trabalhar em secretarias de educação, de cultura, esporte e lazer, centros comunitários, clínicas, hospitais, grupos especiais, entre outros.

O profissional de educação física desempenha atividades que estão diretamente ligadas com a aquisição e controle do movimento. Trabalha sob diversas formas da expressão corporal, tanto no campo educacional, como no rendimento esportivo, no lazer, na reeducação motora, na gestão de empreendimentos relacionados a atividades físicas, etc.

A graduação em Educação Física agrupa seis áreas de conhecimento:

  • Conhecimento do Homem e da Sociedade;
  • Científico e Tecnológico;
  • Do Corpo Humano e Desenvolvimento;
  • Didático – Pedagógico;
  • Técnico – Funcional;
  • Cultura do Movimento;

Ao optar por essa carreira, o aluno deve escolher entre a Licenciatura e o Bacharelado:

Licenciatura: pode atuar como professor em todos os níveis de ensino.

Bacharelado: atua em academias, clubes sociais e esportivos, condomínios e como personal trainer, ministrando aulas de ginástica laboral, coletiva ou individual.

Arquitetura e Urbanismo

Profissionais arquiteturaA Arquitetura é uma profissão em que se planeja, projeta e desenha os espaços urbanos, com o objetivo de melhorar e corresponder ao desejo das pessoas que neles vivem. O arquiteto trabalha sempre levando em conta os aspectos históricos, técnicos, culturais, estéticos e ambientais.

Além disso, também fazem projetos de urbanismo, conjuntos habitacionais, complexos turísticos, parques industriais, etc. 

Na Arquitetura há uma união entre a formação artística e humana, com a matemática e a engenharia. Portanto, não basta somente a parte estética, mas também a estrutura e a utilidade. Os arquitetos são essenciais para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.

O exercício da profissão se divide em duas fases:

  • Fase Criativa: é quando o projeto é idealizado e passado para o papel.
  • Fase de Gestão de Controle de Operações: é a fase em que há a assistência e fiscalização da execução da obra por parte do arquiteto, para garantir que tudo saia como o planejado.

O arquiteto pode se especializar em elaboração de projetos de apenas determinados tipos de edificação (apartamentos, fábricas, estabelecimentos de ensino, igrejas etc), pode trabalhar com arquitetura de interiores, com planejamento urbano ambiental, entre outros.

Grade Básica do Curso de Arquitetura

  • Desenho
  • Cálculo
  • CAD
  • Planejamento Arquitetônico
  • Plástica e Estética
  • Estatística
  • Sistemas Estruturais
  • Hidráulica
  • Física
  • Arquitetura estrutural

Profissões do Futuro

O estudo “The shape of jobs to come”, realizado pela consultoria de tendências britânica FastFuture, mapeia mais de cem profissões do futuro (até 2030). A pesquisa leva em conta os fatores econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais e científicos. Algumas profissões ainda são inexistentes, e outras já existem, porém serão mais solicitadas.

Veja algumas:

  • Nanomédicos: Medicina mais personalizada, onde os remédios poderão ser administrados no lugar exato onde o problema ou a doença se desenvolveu.
  • Farmagranjeiro: Conhecimentos farmacêuticos permitirão modificar geneticamente as plantas.
  • Policial do Clima: As ações ecologicamente incorretas de um país podem ter impacto no clima de outros, portanto é necessário a fiscalização e profissionais que guardem internacionalmente a quantidade de emissões lançadas na atmosfera.
  • Geriatras: Médicos especializados no atendimento de idosos, não só dando assistência físico, mas também mental.
  • Especialista em reversão de mudanças climáticas: Profissionais capazes de reverter os efeitos devastadores das mudanças climáticas, através de soluções multidisciplinares.