logo-cursos-superiores.gif





Ciências Agrárias
Os cursos pertencentes a essa área estudam a melhoria, a preservação e o aumento produtivo dos recursos naturais. Estão com um mercado em grande crescimento porque a necessidade por alimentos e pela preservação dos recursos naturais está cada vez maior e necessitando de profissionais especializados. As principais áreas são Agronomia, Oceanografia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
 
 
Confira, abaixo, os cursos dessas ciências em ordem alfabética!


A

As ciências agrárias.Agronomia

É a ciência que estuda diversas técnicas capazes de melhorar a qualidade e produtividade das lavouras, dos rebanhos e produtos agroindustriais. Desde o plantio ou a criação à comercialização dos produtos e também a execução de tarefas no escritório como: novas tecnologias na área, pesquisa científica, cotação dos produtos, representante comercial, etc. Um profissional em agronomia é capacitado para trabalhar na Defesa Sanitária, na Engenharia Rural, em Fitotecnia, entre outros.

O curso tem a duração de cinco anos e estuda disciplinas como: Biologia, Matemática, Informática, Estatísticas, Engenharia Rural, Ciência do Solo, Agricultura, Engenharia Florestal, entre outras.

C

Ciência dos Alimentos


Ciência responsável pelo estudo dos alimentos e suas características físico-químicas, nutricionais e microbiológicas da produção do consumo. Nessa área, é seguida toda a logística do alimento, desde a produção agrícola até a pós-venda quando o alimento chega até o consumidor. O profissional poderá fazer inovações nos produtos, criar embalagens, realizar análises químicas e biológicas, atuando em centrais de abastecimento e distribuição, supermercados, laboratórios, entre outros.

São quatro anos de graduação e envolve disciplinas como: Matemática, Química, Português, Biologia, Ciência dos Alimentos, Química dos Alimentos, Nutrição, Logística dos Alimentos, Biotecnologia, Processamento de Alimentos, Embalagens, etc.

Ciências Biológicas

Estuda a fauna, a flora e o desenvolvimento de todos os seres vivos existentes. Além disso, estudo as interações que ocorrem com esses seres vivos e com o ambiente. O profissional segue para áreas de acordo com seu campo de interesse, pode ser no estudo de pesquisa com células tronco, no trabalho ambiental, no desenvolvimento de medicamentos, na fabricação de bebidas e alimentos, etc.

A graduação dura em média quatro anos e o aluno estuda disciplinas como: Matemática, Física, Estatística, Zoologia, Genética, Botânica, entre outras.
G

Geofísica

O curso de Geofísica ou Ciências da Terra, habilita o profissional a avaliar os fenômenos físicos, tais como: eletricidade, campos gravitacionais e magnéticos, até a esfera espacial. Assim, também, os fenômenos naturais. Os abalos, terremotos e afins, são analisados pelo geofísico. As matérias do curso têm base nos conhecimentos matemáticos, físicos e geológicos.

Geologia

A Geologia é a ciência que estuda a ação dos fenômenos naturais que acontecem na Terra. Por exemplo, em tempos atuais, discute-se sobre o aquecimento global, enchentes, terremotos, tsunami. O estudo da terra e seus recursos são algumas das responsabilidades do bacharel em Geologia – analisar esses fenômenos de modo a evitar os danos que eles podem causar.

O curso tem duração entre quatro e cinco anos e as matérias básicas do bacharel são com ênfase em Química, Física, Matemática e Biologia; além de Sensoreamento Remoto, Geologia Urbana, Tratamento de Minérios, Termodinâmica, etc.

M

Cursos superiores no Brasil.Medicina Veterinária

A Faculdade de Medicina Veterinária capacita o médico a cuidar da saúde dos animais. Faz cirurgias, atendimentos clínicos, estudos,  perícias em competições esportivas e etc. Além dessas funções, o profissional atua na fiscalização dos alimentos de origem animal, em viveiros, entre outras coisas.

O curso tem duração de cinco anos e oferece aulas de Anatomia, Microbiologia, Genética, Matemática, Estatística, Bioética e outras disciplinas.

O

Oceanografia

Essa ciência estuda os oceanos e os elementos relacionados, tais como: a flora aquática, as correntes marítimas, os animais, entre outros. O profissional é o oceanógrafo: responsável por fazer pesquisas, buscar informações, analisa e avalia, de forma científica, a água, além de desenvolver métodos e técnicas de exploração do mar, visando sempre a sustentabilidade.

O curso de Oceanografia tem duração de cinco anos e o estudante, nesse período, estudará matérias básicas da área das Ciências Exatas: Química, Física, Matemática; além de Biologia e Geologia. As específicas são: Navegação, Cartografia, Instrumentação Oceanográfica, Geoprocessamento, Biologia Pesqueira, Ondas e Marés, Poluição Marinha, Engenharia Costeira e afins.

Z

Zootecnia


É a ciência que estuda a criação de animais e a sua adaptação à diversas situações. O cruzamento de animais, a alimentação, a cria, controle de doenças, manejo, manipulação genética e a comercialização, são funções de um profissional desse ramo.  Todas essas atividades são encalçadas na sustentabilidade.

O curso tem duração de cinco anos e as matérias ligadas à Biologia, Citologia, Química, Zoologia, Genética, Matemática, Legislação Agrária, Gestão e Planejamento Ambiental, Turismo Agropecuário, Fundamentos em Ciência do Solo.

Cursos Superiores
Ciências Exatas
Ciências Biológicas
Ciências Humanas
Ciências Agrárias
Cursos Tecnólogos
Fale Conosco
Mapa do Site